ICMBio recadastra condutores de visitantes para trabalhar no Parque Nacional de Fernando de Noronha
23/05/2024
Todos os trabalhadores que emitiram credenciais antes de 2022 devem atualizar as informações. Apenas condutores credenciados podem trabalhar na área do Parque Nacional Marinho
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu início, na quarta-feira (22), ao recadastramento dos condutores de visitantes habilitados para trabalhar no Parque Marinho de Fernando de Noronha. Todos os condutores que emitiram credenciais antes de 2022 devem, obrigatoriamente, realizar o novo cadastro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A reserva conta com 314 profissionais credenciados. Novos condutores também podem se habilitar, entretanto é preciso que o interessado comprove ter realizado o curso relativo ao parque de Noronha.
“A cada dois anos os condutores cadastrados precisam apresentar o curso de primeiros socorros válido e é nessa época que realizamos o recadastramento”, disse a analista ambiental do ICMBio Cíntia Brasão.
A representante do instituto sugeriu que mesmo quem não completou dois anos do último recadastramento atualize as informações.
O processo é feito pela internet e é exigida a comprovação de todos os cursos indicados, conforme edital disponível na internet. É preciso também a comprovar que reside na ilha.
Para se recadastrar, é preciso enviar os seguintes documentos:
Formulário de solicitação;
Declaração de conhecimento dos riscos;
Declaração de compromisso com a legislação ambiental;
Cópia do CPF;
Documento com foto;
Comprovante de endereço ou declaração de moradia em Fernando de Noronha;
Carteira de identificação de residente permanente ou temporário;
Comprovação de Curso de Primeiros Socorros (últimos 24 meses);
Certificados de cursos adicionais.
A inscrição pode ser feita pelo portal do governo federal. Os guias autorizados devem seguir uma série de obrigações:
Desenvolver o trabalho com ética e respeito às normas da unidade de conservação e tratar os visitantes com cortesia;
Informar os visitantes sobre a biodiversidade e a importância ecológica da unidade;
Comunicar qualquer dano ambiental ou infração e gerenciar adequadamente os resíduos produzidos durante as atividades.
“É importante porque a gente mantém a qualidade dos serviços prestados pelos condutores no Parque Nacional Marinho. Isso evita que pessoas não cadastradas realizem trabalhos na reserva”, informou Cintia Brasão.
Validade e Renovação
A autorização é válida por até 24 meses e pode ser renovada ou revogada conforme as normas do ICMBio
Os condutores devem manter a carteira de identificação de residente válida durante todo o período de vigência da autorização
O edital tem validade por tempo indeterminado, e as inscrições são aceitas em fluxo contínuo, com possibilidade de encerramento com aviso prévio
O ICMBio não definiu a data do final do recadastramento
Os interessados podem se inscrever em duas categorias: Condutor de Visitante Pleno (que inclui condução terrestre, ilha tour e passeio náutico) e Condutor de Ilha Tour
Parque Nacional
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que abrange 70% do arquipélago, é um destino conhecido por praias, como Sancho e Leão, além de mirantes e trilhas.
O ICMBio recomenda a presença de condutores de visitantes para proporcionar “uma experiência mais enriquecedora e segura aos turistas”.
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade mantém no portal do Parque Nacional a relação atualizada dos condutores credenciados.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco