Guardas Civis respiram gás lacrimogêneo durante treinamento; vídeo
23/05/2024
Vídeo foi publicado pelo instrutor do curso e mostra os servidores abraçados em círculo e recebendo orientações para ficarem parados. Especialista em segurança e médico criticam treinamento. Guardas Civis de Caldas Novas respiram gás lacrimogêneo durante treinamento
Guardas Civis de Caldas Novas foram gravados respirando gás lacrimogêneo durante um treinamento (assista acima). O vídeo, publicado pelo instrutor do curso, mostra os servidores abraçados em círculo. Em seguida, o profissional joga o gás perto deles e grita: “mantém, mantém”. Especialistas criticam o treinamento.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
À TV Anhanguera, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) informou que vai investigar o caso.
Nesta quinta-feira (23), o g1 pediu um posicionamento ao instrutor do curso e ao instituto responsável, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Segundo a Superintendência Municipal de Segurança e Mobilidade (SSM) de Caldas Novas, os guardas estavam em um curso de formação em Goiânia na última segunda-feira (20).
Em nota, por meio da SMM, a Guarda Municipal de Caldas Novas informou que o treinamento “segue rigorosamente os padrões de segurança estabelecidos, e é uma prática comum em treinamentos de forças de segurança em todo o mundo” (leia mais informações sobre o posicionamento ao longo da reportagem).
LEIA TAMBÉM:
Militares são denunciados por tentar matar major da PM torturado e dizer para família que ele estava internado por Covid, diz MP
Guardas Civis de Caldas Novas respiram gás lacrimogêneo durante treinamento em Goiânia
Reprodução/Redes Sociais
Perigos
No vídeo, alguns servidores correm e outros tossem após o gás ser lançado, mesmo após as orientações para que eles ficassem no lugar. O produto não é letal e é popularmente usado pelas forças policiais para repelir multidões.
Pesquisador do Laboratório de Análise de Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Robson Rodrigues da Silva criticou o uso do gás no treinamento.
“O interessante seria você passar algum conhecimento técnico, não é conhecimento técnico quando você inflige sofrimento de uma forma sádica aos instruídos”, analisou Robson.
O médico infectologista Marcelo Daher explicou que o gás é extremamente irritante para as vias aéreas e olhos. Ele afirmou que pode ser alarmante submeter uma tropa em contato com o gás em excesso.
“Você está provocando uma irritação muito grande de vias aéreas, dos olhos e das mucosas. Em modo geral, pode levar a broncoespasmos. Quem tem asma, essa crise pode ser grave e em alguns casos pode ser fatal”, explicou Daher.
Guardas de Caldas Novas respiram gás lacrimogêneo durante treinamento
O que diz a Guarda Municipal de Caldas Novas?
A SSM argumentou também que o treinamento não colocou em risco a integridade física dos servidores e não houve relato de intercorrências ou complicações. Segundo a pasta, todas as medidas preventivas são tomadas para garantir um ambiente de treinamento seguro e controlado (leia nota completa no fim da reportagem).
Nota Prefeitura de Caldas Novas
A Superintendência Municipal de Segurança e Mobilidade – SSM, por meio da Guarda Municipal de Caldas Novas, em razão de alguns questionamentos sobre a “utilização de gás lacrimogêneo em treinamento”, vem a público esclarecer que:
O treinamento com gás lacrimogêneo segue rigorosamente os padrões de segurança estabelecidos, e é uma prática comum em treinamentos de forças de segurança em todo o Mundo. Asseguramos, portanto, que o procedimento em questão, não colocou em risco a integridade física dos servidores públicos, sendo uma etapa importante na preparação para situações reais de campo.
Ademais, enfatizamos que não houve qualquer relato de intercorrências ou complicações decorrentes do treinamento. A saúde e o bem-estar dos nossos agentes são de absoluta prioridade para a instituição, e todas as medidas preventivas são tomadas visando garantir um ambiente de treinamento seguro e controlado.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás